09/10/2013 15h33 - Atualizado em 11/10/2013 13h03

Aveia ajuda a emagrecer e reduzir o colesterol

Dentre os cereais, todos muito importantes para a dieta e a saúde, a aveia é o mais rico em fibras e o mais barato. Alguns de seus benefícios são prolongamento da sensação de saciedade, diminuição do colesterol ruim (LDL) e melhora no funcionamento do i


Além disso, está disponível em grande parte dos supermercados, tem um gosto agradável para a maioria dos paladares e possui versões em flocos, farelo e farinha, o que permite variar o consumo. 

Para quem está em um processo de emagrecimento, a aveia é indicada porque possui digestão lenta. É por isso que seu consumo faz a saciedade durar e a fome demorar para chegar. Segundo a nutricionista Elisa Yaemiiam Jo, do Hospital São Luiz Maria, mais vale comer uma porção de aveia, um carboidrato complexo, que um pão francês, um carboidrato simples. "O pãozinho possui somente a farinha de trigo, que não é suficiente para saciar o organismo durante muito tempo. Já a aveia é cheia de fibras", explica. 

AVEIA CEREAL BOM PARA A SAÚDE


Consumo 
Romani aconselha ingerir aproximadamente 75 gramas de aveia por dia para que o organismo possa tirar o melhor proveito possível desse alimento. Para se ter uma ideia, uma colher de sopa cheia tem em média 20 g. Para saber quanto uma criança deve ingerir diariamente, some a idade dela ao número cinco. Se seu filho tem dois anos, por exemplo, deve consumir sete gramas todos os dias. "A ingestão deve começar a partir dos dois anos, salvo recomendação médica", orienta Selva. 

As formas em que o cereal é encontrado são tão variadas quanto suas vantagens para a saúde. De acordo com Selva, o farelo é o mais nutritivo, seguido pelos flocos e, depois, pela farinha. "Mas as diferenças são mínimas, o importante é ter prazer nas refeições".

Receitas 
O melhor de tudo é que a aveia vai muito além do mingau, podendo gerar diversos pratos deliciosos. Veja abaixo algumas sugestões:

Barrinha de frutas e aveias

Ingredientes: 
150 g de ameixa preta picada 
150 g de damasco seco picado 
1 xícara (chá) de suco de laranja 
100 g de margarina light 
1/2 xícara (chá) de adoçante em pó 
1 xícara (chá) de farinha de trigo 
1/2 xícara (chá) de aveia em flocos finos 
1 xícara (chá) de granola sem açúcar 
2 colheres (chá) de fermento em pó

Modo de preparo: 
Ferva a ameixa e o damasco com o suco de laranja e deixe amornar. Bata a margarina com o adoçante e junte o restante dos ingredientes. 

Coloque em uma forma pequena untada e polvilhada com aveia. Asse em forno médio por cerca de 20 minutos. Corte em formato de barrinhas. 

Rendimento: 16 unidades 
Calorias por porção: 110 kcal

UMA DICA DA SECRETARIA DE SAÚDE DE CORONEL BARROS SETOR DE NUTRIÇÃO.

(Assessoria de Imprensa – Andersom Barbosa/DRT 11.989)


Enviar por e-mail Imprimir