PROJETO VIDA SAUDÁVEL CONSCIENTIZA SOBRE DESPERDÍCIO DOS ALIMENTOS

Saúde - Quarta-feira, 29 de Junho de 2022


PROJETO VIDA SAUDÁVEL CONSCIENTIZA SOBRE DESPERDÍCIO DOS ALIMENTOS

O projeto Vida Saudável, uma parceria entre o Setor de Alimentação Escolar e as escolas do município trabalha desde 2016 com objetivo de incutir hábitos de vida mais saudáveis entre os alunos e suas famílias. É desenvolvido com alunos de 04 a 11 anos, promovendo educação alimentar e nutricional e atividades físicas.
Na tarde de 29 de junho, foi a vez da educação infantil, nas turmas das Crianças Pequenas 2, terem uma aula diferente, onde através de roda de conversa, contação de estórias e conhecendo o caminho percorrido do alimento, desde o plantio até ser servido em casa ou na escola, que puderam refletir os impactos do desperdício. Cerca de 10% dos gases do efeito estufa são emitidos na produção de alimentos que acabam no lixo.
A prof. Simone Tonielo comandou a roda de conversa sobre produção, consumo e desperdício de alimentos, gerando muita reflexão nos pequenos.
Com a estória de Camilão, o Comilão, interpretada pela prof. Ivonete Donat e a conversa com a nutricionista Isabel Sauthier, puderam descobrir como o organismo utiliza os alimentos para gerar energia, bem como a importância de uma vida ativa para gastar essa energia toda e evitar doenças.
Para encerrar a tarde, uma degustação de espetinhos de frutas relembrou a importância de consumir alimentos de cores e sabores variados, bem como de experimentar alimentos desconhecidos ou incomuns na mesa das crianças.
“A infância é um dos períodos mais importante para a formação de hábitos de vida saudáveis. A escola tem papel fundamental neste processo, visto que é onde as crianças passam grande parte do seu tempo, disseminando as informações para suas famílias”, ressaltou a diretora da EMEI Primeiros Passos Bloco A e B, Daniela Casalini Diekow.

Prefeitura Municipal


Coronel Barros