No sábado, 16 de agosto, Coronel Barros promoveu a 1ª Mateada do Agosto Lilás, campanha que busca conscientizar e combater a violência contra a mulher. O evento foi realizado pela Rede de Atendimento à Mulher, em parceria com a Administração Municipal e instituições apoiadoras, marcando também os 19 anos da Lei Maria da Penha.
A abertura foi conduzida pelas invernadas mirim e juvenil do CTG Francisco Casalini, que encantaram o público com apresentações de danças tradicionais gaúchas. Em seguida, a programação trouxe momentos de reflexão e cultura, como o talento dos integrantes do Projeto Musiart e a apresentação do Grupo Vocal Querência de Ijuí.
O evento também contou com falas importantes, entre elas a da assistente social Melise Kaffka, da coronelbarrense Mônica Barboza – profissional do Centro de Referência da Mulher de Ijuí –, da equipe da Patrulha Maria da Penha de Ijuí e do psicólogo Henrique, da Escola Miguel Burnier, que destacou as ações realizadas com os estudantes. A tarde foi marcada ainda pela premiação das melhores redações e do melhor vídeo elaborado pelos alunos da escola, reforçando o engajamento dos jovens na campanha.
Paralelamente, a comunidade prestigiou diversas atividades, como feira de artesanato, oficinas, brinquedos do SESC, serviços de saúde, amostras de trabalhos do CRAS, do NAAB e da Escola Miguel Burnier, além da venda de lanches pelo 9º ano. Para deixar o encontro mais acolhedor, houve distribuição gratuita de água, erva-mate, pipoca e algodão doce aos participantes. Estiveram presentes autoridades locais, representantes da Câmara de Vereadores, Brigada Militar e parceiros, além do secretário Edison Kirmess, que representou a Administração Municipal.
O evento foi possível graças ao apoio dos patrocinadores Copagril, Cresol, Sicredi, Posto Coronel 285, Ervateira Cristalina e Ervateira Verde Real, consolidando a 1ª Mateada do Agosto Lilás como um marco de diálogo, cultura e união da comunidade em defesa da vida e no enfrentamento à violência contra a mulher.
Coronel Barros