15/02/2019 11h38 - Atualizado em 15/02/2019 11h38

Acadêmicos da Unijuí finalizam semana de pesquisa no município e devem retornar para apresentar os resultados


Acadêmicos da Unijuí finalizam semana de pesquisa no município e devem retornar para apresentar os resultados

Acadêmicos do 7º semestre do curso de agronomia da Unijuí deram início nesta semana, no interior do município de Coronel Barros, ao estágio I de diagnóstico de sistemas agrários. O programa de estágio faz parte de um Projeto de Cooperação Técnica, firmado entre a prefeitura e a Instituição ainda em 2018.

De acordo com o professor e coordenador da pesquisa, Nilvo Basso, o estudo tem o objetivo de ensinar aos acadêmicos uma metodologia de análise e diagnóstico da agricultura, visando à elaboração de linhas estratégicas de desenvolvimento, assim como fornecer aos produtores de Coronel Barros proposições de políticas e projetos para o planejamento da agricultura local.

Tendo em vista que a base da economia do município gira em torno da agricultura, para o prefeito Edison Arnt, o trabalho realizado com certeza vai auxiliar e trazer um retorno positivo aos produtores, os quais receberão auxílios do grupo para gestão da propriedade.

Os trabalhos de pesquisa no município tiveram início na segunda-feira (11) e seguiram até esta sexta (15). Durante todos os dias, um ônibus da Instituição fez o transporte dos estudantes – os quais permaneciam, no período da manhã, no Centro de Convivência realizando sínteses e estudos dos casos e, à tarde, realizavam o trabalho de campo. O almoço dos alunos foi custeado pela prefeitura de Coronel Barros.

Segundo o professor Nilvo Basso, como primeiro passo, os estudantes realizaram um zoneamento agroecológico, onde dividiram o município por zonas: diversidade agroecológica, socioeconômica e técnica. Já no segundo dia, realizou-se um resgate da história agrária do município. Posteriormente, houve classificação das propriedades de acordo com diferentes tipologias, assim como caracterização técnica dos sistemas de produção e avaliação econômica dos mesmos.

Agora, depois de finalizado o trabalho de pesquisa de campo, Basso enfatiza que, durante o semestre, os acadêmicos ficarão encarregados de elaborar linhas estratégicas de desenvolvimento rural e deverão produzir um relatório de estágio.

No próximo semestre, os mesmos alunos devem realizar o estágio II, quando retornam a Coronel Barros para apresentar um seminário com os resultados da pesquisa para os agricultores e comunidade em geral. 



Enviar por e-mail Imprimir