22/07/2020 11h46 - Atualizado em 22/07/2020 11h53

Inspetoria veterinária de Coronel Barros alerta sobre foco de brucelose e salienta que fornece vacinação gratuitamente


Inspetoria veterinária de Coronel Barros alerta sobre foco de brucelose e salienta que fornece vacinação gratuitamente

Em virtude da detecção de um foco de Brucelose em bovinos de uma propriedade rural de Coronel Barros, a Inspetoria Veterinária do município alerta os proprietários para que mantenham a vacina da Brucelose em dia, a qual é fornecida gratuitamente pelo município e previne a ocorrência da doença.

Segundo a médica veterinária do serviço de inspeção municipal, Pâmela de Lima Thomé da Cruz, a brucelose bovina é uma doença infecciosa crônica que causa grandes perdas econômicas. Manifesta-se principalmente na forma de abortos no terço final da gestação, infertilidade permanente ou temporária e pelo nascimento de bezerros fracos ou mortos. Além disso, a Brucelose é um zoonose, ou seja, pode ser transmitida aos seres humanos de diversas formas: ingestão de alimentos contaminados (leite não pasteurizado, produtos lácteos contaminados, como queijo, manteiga e sorvetes, carne mal passada ou crua), e também pelo contato direto ou indireto com animais infectados.

É necessário que sejam vacinadas fêmeas bovinas de três à oito meses de idade. O criador que precisar solicitar a aplicação da vacina pode ligar para o telefone 3333-9119, ou se dirigir até a Secretaria de Agricultura e incluir o nome na lista de vacinação, que ocorre durante o ano todo, de acordo com a demanda dos produtores.



Enviar por e-mail Imprimir