11/10/2013 14h52

Rua Coberta vira Rua do Lazer inauguração foi um sucesso de público

Mais de 500 crianças participaram do encontro que teve como lema: “Por uma Cultura da Paz, a Promoção da Saúde e a Prevenção da Violência” atividades serão realizadas com freqüência na rua do lazer para o entretenimento da criançada

Foto da criançada brincando

A inauguração da Rua do Lazer na Rua Coberta em Coronel Barros no inicio deste mês foi um sucesso aproximadamente 500 crianças estiveram presentes acompanhadas de seus familiares ou pais. Oportunidade que brincaram e se divertiram com diversos brinquedos e modalidades de jogos gratuitos, além de pula-pula, pintura de rosto e educação para o trânsito.

O CMD através da secretaria municipal de Educação, Cultura, Turismo, Desporto e Lazer realizaram o trabalho de pintura das respectivas quadras de esportes de cada modalidade, futsal, basquete, vôlei, vôlei de praia e outras de brincadeiras a moda antiga.

Foi construída também uma nova quadra de vôlei de areia na Praça Verde que recebeu também novas lixeiras, arborização e flores da época, num trabalho de revitalização da praça coordenada pela Primeira –Dama Marise Röhers.

Durante todos os dias após a mudança do horário de verão será oferecido gratuitamente os espaços para o entretenimento de toda criançada.

Também será montado um mini parque temático representando uma cidade para educação ao trânsito pede-se que as crianças tragam suas motocas e bicicletas para participarem.

E no dia 26 de outubro será realizado o 1º Festival de Mini-vôlei nas categorias masculino e feminino.

Todo esse trabalho é em combate a violência na infância, um problema social e de saúde pública, de grande dimensão, afetando toda a sociedade das mais diversas formas atingindo crianças, adolescentes, homens e mulheres, durante diferentes períodos de vida ou por toda a vida das pessoas, sendo responsável no mundo inteiro por adoecimento, perdas e mortes.

O município de Coronel Barros, com o intuito de colaborar na redução destes índices, aderiu ao programa Por uma Cultura da Paz, a Promoção da Saúde e a Prevenção da Violência (criado numa proposta conjunta entre o Ministério da Saúde e da Justiça), e está sendo desenvolvido de forma intersetorial através da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, Educação, Cultura e Desporto e Brigada Militar. Objetiva fortalecer os vínculos familiares e sociais, tendo como estratégia a convivência entre as pessoas da comunidade, o lazer, ações para a promoção da saúde e a cooperação, contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população.

Para isto, revitalizou o espaço da Rua Coberta transformando-a numa opção para a prática de esportes e também o trânsito educativo, para que as crianças possam crescer desenvolvendo noções das regras de trânsito, objetivando a prevenção da violência gerada pelos acidentes, que ocorrem com acentuada freqüência na BR 285, que margeia nosso município.

Outra ação de prevenção que está sendo desenvolvida pelas secretarias de saúde e assistência social é o “Outubro Rosa”, campanha esta que busca a conscientização das mulheres para o auto cuidado, na prevenção do câncer de mama, lembrando que a equipe de saúde está a disposição da comunidade para orientar a população em geral.

Neste final de semana não haverá atividades na Rua do Lazer motivo a realização das programações religiosas no município. (Assessoria de Imprensa – Andersom Barbosa/DRT 11.989)