Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 06 de Outubro de 2022

Programa Municipal de Castração Animal 2022 segue com ações na cidade

Implantado em julho pela Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Meio Ambiente com a proposta de oferecer aos munícipes o serviço gratuito de castração de cães e gatos, o Programa Municipal de Castração Animal 2022 segue a todo vapor.

Os cadastros passam pelo Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal - COPROBEM, após os resultados dos exames, os animais considerados aptos para a cirurgia passam pelo procedimento de castração.

Desde o início do programa, foram realizadas 7 castrações.

Os cadastros têm prioridade a animais abandonados e de famílias de baixa renda de até dois salários mínimos. Ao ser chamado para a castração, o tutor deve apresentar comprovantes de renda e residência.

"A Castração Animal, é de suma importância para o animal, pois busca evitar a reprodução desordenada dos pets e a prevenção à ocorrência de doenças, como tumores no aparelho reprodutivo, preservando a saúde do animal e abandono de animais," destaca a Médica Veterinária de Coronel Barros, Pâmela Thomé da Cruz.

Ela destaca ainda que os animais sem tutor são castrados e disponibilizados para adoção responsável.