Saúde - Quarta-feira, 05 de Abril de 2023

A Secretaria Municipal de Saúde, através dos Vigilantes Ambientais de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, atualiza os casos da Dengue no Município.

Seguindo as orientações da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde com sede em Ijuí, os Vigilantes Ambientais de Endemias do município e Agentes Comunitários de Saúde, vem realizando visitas aos imóveis, efetuando controle de criadouros, avaliações de densidade larvária, notificações e bloqueios contra o Aedes aegypti através de aplicação de novo inseticida.

A SMS informa que a aplicação do inseticida é fundamental para o bloqueio das doenças transmitidas pelo aedes aegypti. E destaca que o Cielo (novo produto), além de ficar mais tempo no ar, não apresenta cheiro, portanto, não irrita a mucosa, é menos agressivo ao meio ambiente e aos seres humanos, o mesmo vem apresentando ainda mais efetividade no combate ao mosquito aedes e é aprovado, inclusive, pela Organização Mundial de Saúde.

O Município até hoje, 05 de abril de 2023, registrou 2 casos positivos importados e 5 casos suspeitos aguardando resultado.

Durante a manhã de hoje, a SMS recebeu a Carla Regina Daronco, Carlos Alberto Noll e João Jorge Camargo, Coordenadores da Vigilância Ambiental da 17ª CRS. No encontro com os Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias, Secretária de Saúde, Michele Santoni e a Enfermeira Cristiana dos Santos Arnt, foi definido algumas estratégias e procedimentos para o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. Na ocasião, foi destacado que a participação da população neste momento é de extrema importância porque 80% dos criadouros dos mosquitos estão dentro das residências das pessoas.