Educação - Terça-feira, 27 de Junho de 2023

Horta e horto medicinal na escola é mais um projeto de sucesso em Coronel Barros

O projeto teve início no começo do ano de 2023 e tem por objetivo oferecer momentos de distração, de vida ao ar livre, oportunidade de realizar trabalhos manuais e satisfação de ver o desenvolvimento das plantas.

Ter contato com uma horta e aprender sobre como os alimentos são cultivados, estimula os alunos a ter uma alimentação mais saudável, com frutas, verduras e legumes plantados por eles, o que aumenta a satisfação em consumir esses alimentos. De acordo com o Secretário de Educação, Odilar de Vargas, a ideia é que o trabalho desenvolvido seja o mais simples possível, para que o aprendizado motive os alunos a desenvolverem valores importantes sobre o meio ambiente e de tal forma, que possam transmiti-las a seus familiares e consequentemente, aplicá-las em hortas caseiras. "A iniciativa de hortas nas escolas é importante para enriquecer a alimentação e precisa ser incentivado desde os primeiros passos de uma criança," pontua o Secretário da pasta de Educação, Odilar de Vargas.

De acordo com o coordenador do projeto, servidor municipal formado em agropecuária e com vasta experiência no ramo agrícola, Rui Barbosa, os estudantes participaram de todas as fases do projeto, e, até o momento, são cultivadas repolho, hortelã, brócolis, couve flor, morango, rabanete, cenoura, cebola, maracujá e outras frutas, temperos e verduras. "O projeto oferece aos estudantes um contato muito próximo com a natureza. As atividades são desenvolvidas de maneira envolvente e divertida ocasionando interesse por hábitos sustentáveis e práticas ecologicamente corretas, além de melhorar a nutrição dos alunos, complementando os programas de merenda escolar com alimentos frescos, ricos em nutrientes e sem contaminação por agrotóxicos," destaca, Rui Barbosa.

O prefeito Edison Osvaldo Arnt evidencia que com o projeto é possível elaborar um método de aprendizado que apresente aos estudantes uma rotina de vivência com a produção de seus próprios alimentos sem uso de agrotóxico e com custo reduzido. "Ver os alunos e toda a equipe da Rede Municipal de Ensino trabalhando para o projeto se desenvolver é gratificante. Vejo que habilidades como colaboração, trabalho em equipe, generosidade, empatia e responsabilidade com o meio ambiente, são desenvolvidas a partir de trabalhos feitos na horta," assinala o prefeito Arnt.

Na Escola Municipal de Ensino Infantil Primeiros Passos Bloco B, os alunos podem realizar atividades em um lago ecológico e na estufa hidropônica.