Planejamento e Finanças - Sexta-feira, 22 de Dezembro de 2023

SERVIDORES INTEGRANTES DA TURMA VOLANTE MUNICIPAL PARTICIPAM DE SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FISCAL E NOTA FISCAL GAÚCHA EM BOA VISTA DO BURICÁ

No dia 29 de novembro de 2023, no município de Boa Vista do Buricá, aconteceu o Seminário de Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha, nas dependências do auditório da APAE, com participação de diversos municípios do Estado do Rio Grande do Sul. Coronel Barros se fez presente no evento através dos integrantes da Turma Volante Municipal Carlos Meneghini, Kamille Kirmess, Carmen Kirmess, Eliane Philipp, Marla Fischer e Aline Treter.

O evento foi promovido pelas Secretarias Municipais da Educação e da Fazenda que fazem parte do grupo Educação Fiscal do Rio Grande do Sul.

Na abertura do Seminário teve a apresentação de alunos da Rede Pública, fruto do trabalho de Boas Práticas de Educação Fiscal no município.

Na sequência, teve explanação do Auditor Fiscal da Receita Estadual Décio Rauber sobre as novas regras do PIT- Programa Integração Tributária e do novo IPM – Índice de Participação dos Municípios/Índice da Educação.

Encerrando as atividades da manhã, houve exposição sobre Educação Fiscal Tributos e Reforma Tributária com o também Auditor Fiscal da Receita Estadual, João Carlos Loebens.

No evento, houve a apresentação da Banda Municipal Erno João Christ e após, a preleção do Disseminador de Educação Fiscal Paulo Roberto Sanches com o Tema: Nota Fiscal Gaúcha: teoria e prática.

Finalizando o seminário, o elóquio da Auditora Fiscal da Receita Estadual Giane Maria Zago sobre Projetos Pedagógicos de Educação Fiscal com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular)

O evento, além de manifestar e incentivar os municípios a desenvolverem atividades relativas a Educação Fiscal nas escolas, demonstrou a importância do conhecimento da população para que compreendam que os tributos pagos, especialmente pelo simples ato de pedir nota fiscal, revertem em benefícios aos municípios.

Em Coronel Barros, ao informar o CPF na emissão do documento fiscal, o contribuinte, já cadastrado no Programa Nota Fiscal Gaúcha, concorre aos sorteios mensais. O Cadastro pode ser realizado no endereço https://nfg.sefaz.rs.gov.br .