Meio Ambiente e Agricultura - Sábado, 13 de Janeiro de 2024

Emater/RS-Ascar Apresenta Relatório de 2023 e Plano Operativo ao Executivo de Coronel Barros para 2024.

Neste 12 de janeiro, o Extensionista Rural, Daniel Bönmann, entregou ao Executivo Municipal de Coronel Barros o relatório de atividades do Escritório Municipal referente a 2023, junto ao Plano Operativo de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social para o próximo ano.

O prefeito Edison Osvaldo Arnt recebeu o relatório, revelando que a Emater prestou assistência técnica e extensão rural e social a 221 famílias de Coronel Barros em 2023. Destacando os principais trabalhos, o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) atendeu 187 casos de soja e 176 de trigo, com 360 perícias realizadas ao longo do ano devido a condições climáticas adversas.

Além disso, a Emater desempenhou papel crucial em atividades como crédito rural, renovação do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), acesso a políticas públicas e segurança alimentar. Em 2023, o trabalho beneficiou mais de 200 famílias, gerando um expressivo volume de recursos disponibilizados.

Durante o ano, foram realizadas visitas às propriedades conforme demandas dos agricultores, fortalecendo o contato direto e personalizado com as necessidades específicas de cada área.

Na reunião, Bönmann ressaltou a importância da continuidade do trabalho de assistência técnica rural e social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. O extensionista enfatizou a necessidade de parceria com a prefeitura e suas secretarias, especialmente a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

O prefeito Arnt reconheceu a importância da Emater para o desenvolvimento econômico, social e produtivo no município, garantindo a manutenção do convênio para fortalecer a colaboração entre as instituições.