Assistência Social - Segunda-feira, 18 de Março de 2024

Coronel Barros Regulamenta Emissão da Carteira de Identificação para Pessoas com Autismo

A cidade de Coronel Barros anunciou a regulamentação da emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). Esta medida visa atender à demanda crescente da população coronel-barrense, proporcionando uma identificação oficial para indivíduos diagnosticados com autismo, facilitando assim seu acesso prioritário aos serviços públicos e privados.

O município se cadastrou junto à Faders (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul), possibilitando a emissão das CIPTEAs. Até o momento, foram emitidas e entregues três carteiras.

Para emitir o documento, é necessário apresentar no CRAS:

* Documento de identidade da pessoa com TEA

* Documento de identidade dos responsáveis legais

* Fotografia formato 3x4 da pessoa com TEA

Paula Kirst, supervisora geral do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), ressaltou a importância dessa iniciativa, afirmando que a CIPTEA é um instrumento fundamental para garantir a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade nos serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.

"A CIPTEA tem como objetivo conferir a identificação da pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e facilitar sua atenção integral e prioritária no acesso aos serviços públicos e privados", destacou Paula Kirst.

Com essa regulamentação, Coronel Barros reforça seu compromisso com a inclusão e o bem-estar de todos os seus cidadãos, promovendo uma sociedade mais igualitária e acessível.