Saúde - Sábado, 30 de Março de 2024

Secretaria Municipal de Saúde de Coronel Barros em Ação Contra Focos de Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Coronel Barros recebeu nesta última quinta-feira (28/03/2024) a equipe da Vigilância Sanitária da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, devido o município estar em surto de dengue. Foi definida uma ação conjunta para fiscalizar e eliminar água parada, o "Arrastão de Limpeza - eliminando água", que abrangerá todos os domicílios do município. Na segunda-feira (01/04/2024) às 8 horas da manhã na frente da Secretaria de Saúde, a equipe de saúde juntamente com a comunidade que queira participar e nos ajudar nesta luta, partirá das extremidades para o centro da cidade, garantindo a fiscalização de 100% das residências ao longo de três semanas."A população precisa estar alerta e colaborar com as equipes que estarão fazendo a inspeção nos pátios das residências", destaca a Secretária Municipal de Saúde, Michele Santoni. Ela reforça que nas próximas 3 semanas, as equipes passarão uma vez por semana na mesma residência, visando garantir uma cobertura completa e eficaz na eliminação dos focos de dengue.A Secretaria Municipal de Saúde destaca a importância da colaboração da população nessa iniciativa, solicitando apoio para garantir o sucesso da ação. É ressaltado que a abertura das casas para a fiscalização é obrigatória, e qualquer resistência acionará os órgãos de segurança pública. O estado está respaldando essa ação essencial, cujo objetivo principal é eliminar focos de água parada.A ação terá início na semana seguinte e se estenderá pelas próximas duas semanas, realizando um minucioso trabalho de inspeção em todo o município. Essa abordagem repetida em três semanas consecutivas visa garantir uma cobertura completa e eficaz, passando três vezes em cada residência para assegurar a eliminação efetiva dos focos de dengue.