Educação - Segunda-feira, 26 de Abril de 2021

RESUMO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS/AVISOS SEMANAIS DA SMECTDL: 12/4 a 18/4

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Desporto e Laser, por meio deste instrumento de comunicação, vem tornar público as ações e realizações desenvolvidas nessa semana.

RESUMO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS/AVISOS SEMANAIS DA SMECTDL: 12/4 a 18/4

SMECTDL

1. Nomeado os novos conselheiros CACS/FUNDEB: conselho que realiza o acompanhamento e controle social do Fundo de manutenção e desenvolvimento da Educação Básica e de valorização dos profissionais de educação, sendo eleita a presidente do conselho a professora efetiva Sônia Mara Boelter. O novo FUNDEB prevê aumentos de repasse de recursos aos municípios gradativamente. Para 2021, a previsão é de 1.996.527,15(84.000 a mais que 2019). Segundo o secretário de Educação isso é previsão de receita e será bem vindo para continuar melhorando a Educação no município em todos os sentidos, pois 99,25% deste recurso é utilizado para manter o pagamento de nossos professores em dia, restando poucos recursos dessa fonte orçamentária para outros investimentos necessários para manter a qualidade e excelência da educação municipal.

1. Nutricionista e equipes das escolas e secretaria com o apoio do CAE – Conselho de Alimentação escolar organizam distribuição de Kits de alimentação escolar ás famílias de alunos matriculados no município. A entrega será realizada conforme cronograma abaixo.

EMEI PRIMEIROS PASSOS- BLOCO B (PRÉ-ESCOLA)

• Terça-feira, 20 de abril, das 17:00 às 19:00h.
  • Itens: leite, pão, carne, arroz, feijão, biscoito, fruta e legume.

EMEI PRIMEIROS PASSOS BLOCO-A (CRECHE)

• Terça-feira, 27 de abril, das 17:00 às 19:00h .
  • Itens: leite, pão, carne, arroz, farinha de milho, feijão, chá, frutas, verdura e legume.

EMEF MIGUEL BURNIER (ENSINO FUNDAMENTAL)

• Segunda-feira, 26 de abril (tarde), terça-feira 27 de abril (dia todo) e quarta-feira, 28 de abril (manhã).
  • Itens: leite, pão, carne, arroz, feijão, biscoito, fruta e legume.

1. SMECTDL promove reuniões de formação e discussão sobre projetos pedagógicos inovadores na Rede municipal. a) implementação da cultura Maker na Rede municipal de ensino para despertar o fazer prático e o despertar criativo de nossos alunos, b) escola de Educação Infantil é escola sustentável: a secretaria está no apronto da estrutura do Bloco B(crianças de 4 e 5 anos) e fara uma horta/estufa hidropônica e coleta da agua de chuva. Segundo o Secretário, será um projeto totalmente inovador e pedagógico( em parceria com a EMATER) pois precisamos educar nossas crianças desde pequenas sobre o cuidado com a água, de onde vem nossos alimentos dentro de uma cultura de sustentabilidade. Para isso serão chamados a dialogar todos os parceiros da educação para construirmos junto o projeto. c) Educação Remota através da Rádio comunitária. A SMEC está construindo projeto com seus parceiros que visa criar ferramenta pedagógica para fazer chegar á toda rede municipal através de pod Cast as aulas e rotinas escolares escolares. Tal projeto visa oferecer acesso ao ensino remoto á toda comunidade em parceria com a Rádio comunitária Ativa Fm e será um processo inovador para nossos alunos através de nossa Rádio que chega gratuitamente á toda nossa comunidade, ampliando assim a todos o acesso á educação em mais uma ferramenta digital e ondas sonoras..A SMECTDL está aceitando sugestões á estes projetos que podem ser encaminhados na SMECTDL por escrito, ou através do e-mail educação@coronelbarros.rs.gov.br ou fone 3333 9115

1. A SMECTDL está coordenando a finalização e prestação de contas das obras de ampliação da Escola nova e Cento municipal de cultura e que de posse dos alvarás dos bombeios, sanitário e da engenharia marcará data de inauguração e entrega á toda comunidade escolar a nova e moderna estrutura, bem como o novo centro municipal de cultura.

1. Continuam as aulas Remotas domiciliares em toda Rede de Ensino até que tenhamos o Aval das instâncias superiores e condições sanitárias para retorno presencial híbrido no município. As escolas municipais, professores e toda estrutura escolar continuam de forma intensapropiciando as condições adequadas e possíveis das aulas em tempos de pandemia.

1. Aos estudantes de ensino médio, técnico e de cursos de ensino superior terão a oportunidade de se inscrever em um processo seletivo de estágio para a prefeitura de Coronel Barros, inclusive para estagiar na SMECTDL . As inscrições serão realizadas no período de 13 a 19 de abril de 2021.
    No link abaixo você poderá fazer o download do edital e da ficha de inscrição. A ficha de inscrição disponível para download poderá ser preenchida, exceto com o número da inscrição.

1. Coordenadora da Cultura municipal Marlene Bussler encaminha ofício através do Gabinete municipal á deputada Silvana Covatti(Deputado federal Covatinho) para emenda parlamentar em vista da implementação do CAMINHO DA FE( projeto turístico e religioso que o município está desenvolvendo em parceria com o COMIC).
  2. O setor de esporte(CMD) comunica que está com os eventos esportivos planejados para 2021, somente aguardando os protocolos sanitários serem liberados para reiniciar as competições e práticas esportivas no ginásio Capitão Dunga e outros locais e trabalhando para a continuidade da manutenção do ginásio para que este continue em condições para o retorno, que esperamos seja breve.

Att,

SMECTDL