Educação - Sexta-feira, 14 de Maio de 2021

ORIENTAÇÕES QUANTO AO RETORNO DAS ATIVIDADES ESCOLARES HÍBRIDAS (frente ao Decreto Estadual 55. 856/2021)

SMECTDL

Considerando a realidade da pandemia em toda a nossa região e a situação sanitária de aumento de casos positivados em nosso município, inclusive em crianças em idade escolar ativa;

Considerando os provimentos legais para a disponibilização do Transporte escolar á Rede municipal e Estadual de ensino no município de Coronel Barros;

Considerando a finalização da compra de todos os EPIs para as escolas da Rede municipal e Estadual de Educação em Coronel Barros;

Considerando o formato organizacional pedagógico através de trimestres escolares na Rede municipal de ensino;

Considerando as constantes instabilidades jurídicas quanto a priorização de imunização dos profissionais da educação a falta de clareza diante das novas regras de distanciamento social;

Considerando o atual contexto pandêmico fica transferida para outra data a ser comunicada a Inauguração do complexo educacional Bloco B(EMEI 4 e 5 anos) e novo Centro municipal de cultura;

Considerando a necessidade de elaboração de novo calendário de aulas híbridas para retorno presencial, que será avaliado diariamente para uma decisão equilibrada, dialogada coma SMSAS- Secretaria de saúde e Assistência Social e caso possível, será providenciada a antecipação de retorno presencial adequado á realidade: orienta:

Dia: 31/05/21: Ensino Fundamental I e II- Escola Municipal Miguel Burnier e EMEI Bloco B 4 e 5 anos(pré I e pré II) e EMEI bloco A(idade de creche).

As escolas estarão organizadas e preparadas para o retorno presencias nesta data através dos rígidos procedimentos sanitários (COEs), da reorganização e ressignificação das práticas pedagógicas e processos curriculares para o acolhimento de nossos alunos e o inicio de um grande diagnóstico humano e de conhecimento para todo processo de ensino e aprendizagem, pois estamos vivendo uma “mudança de época e não uma época de mudanças no campo educacional”. Prudência, sensatez e equilíbrio na defesa da vida das crianças, profissionais da educação e toda comunidade, cientes da insubstituível presença física das crianças nas escolas como primordial para seu crescimento, mas, o contexto pandêmico torna-se imperativo.

Considerando que a grande maioria dos pais e comunidade está se manifestando no sentido da continuidade das aulas remotas domiciliares através de todas as ferramentas e possibilidades (Meet, Watts App e atividades impressas) de atendimento aos alunos em nossa Rede Escolar municipal, até que tenhamos melhores condições de segurança sanitária, orienta ás escolas e comunidade, visto que as aulas nunca pararam e a comunidade educativa se comprometeu com os novos processos em vista da continuidade da aprendizagem e escolarização que continuemos em aulas remotas domiciliares.

O possível e oportuno retorno presencial previsto para dia 31/05/2021 para todas as etapas da Rede municipal será através de Formato híbrido, com a aprovação dos COEs municipais e cumprindo todos os protocolos sanitários, três hora no turno, devido a necessidade de higienização entre os mesmos  e  Compete ás escolas a organização necessária para os retornos planejados.

Coronel Barros, 14 de maio de 2021.

Odilar de Vargas - SMECTDL