Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 28 de Julho de 2021

Confirmado um caso de raiva em bovino no município de Coronel Barros

Um caso de raiva em bovino foi registrado no município de Coronel Barros.

Confirmado um caso de raiva em bovino no município de Coronel Barros

O diagnóstico foi confirmado após a coleta de material do animal com suspeita, que foi enviado para laboratório e obteve resultado positivo para a doença no dia 23 de julho. A suspeita é que o animal tenha sido infectado em outro município, pois foi trazido recentemente para Coronel Barros. De qualquer forma, é importante que os proprietários fiquem atentos para a ocorrência de novos casos. A raiva é uma doença causada por vírus que afeta o sistema nervoso central, e pode atingir todos os mamíferos, inclusive o ser humano. Sua transmissão ocorre, principalmente, pelos morcegos hematófagos que através de sua mordida transmitem o vírus. Cães e gatos, se estiverem contaminados, também podem transmitir a doença para os humanos através de mordedura. Entre os sintomas estão o isolamento do animal, perda de apetite, salivação abundante, tremores, perda de equilíbrio, quedas, andar em círculos, movimentos de pedalagem, estiramento do pescoço, agressividade (mais comum em cães e gatos), aumento da sensibilidade (barulhos podem fazer o animal ficar com medo). É extremamente importante que os proprietários de bovinos, equinos, cães e gatos, vacinem seus animais, pois é a única maneira de prevenir esta doença. Importante ressaltar que as pessoas nunca devem manipular animais suspeitos, pois podem vir a se contaminar, colocando sua vida em risco, e caso isso aconteça, devem procurar orientação médica. Em caso de se observar animais com sinais sugestivos de raiva e sinais de ataques de morcegos no rebanho deve ser comunicada a Inspetoria Veterinária do município.