.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda-feira a Sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Obras - Sexta-feira, 03 de Julho de 2020

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Pequena Central Hidrelétrica é realidade em Coronel Barros

Pequena Central Hidrelétrica é realidade em Coronel Barros


Pequena Central Hidrelétrica é realidade em Coronel Barros

Pequena Central Hidrelétrica é realidade em Coronel Barros

Após 25 anos de planejamentos, tramitações e negociações, o município de Coronel Barros está prestes a receber a instalação de um dos maiores empreendimentos de geração de energia da região, avaliado em mais de R$ 150 milhões.

Isso porque, neste mês, a Ceriluz recebeu da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), a licença prévia que autoriza a execução de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) e dá garantia de implantação em médio prazo. O empreendimento será instalado em Coronel Barros, na linha Onze Oeste, em uma área de 42 hectares, incluído o leito do rio Ijuí em sua maior parte.

A PCH será implantada através das cooperativas Ceriluz e Coprel, com participações de 70% e 30%, respectivamente. A partir de agora, serão realizados os encaminhamentos para o financiamento do projeto, que prevê uma potência de 15,5 Megawatts (MW) – podendo chegar a 25 MW, uma barragem de 16 metros de altura, 3.130 metros de túnel com 10 m de diâmetro e uma queda de 21 m.

De acordo com o Presidente da Ceriluz, Iloir de Pauli, este é um dos projetos mais importantes de toda área de atuação da Cooperativa, que será capaz de gerar uma quantidade de potência superior a maior usina José Barasuol. A expectativa é encaminhar até o fim deste ano todos os documentos necessários e, em 2021, iniciar a construção.

A conquista da licença prévia – que é o passo inicial para a instalação da Usina, ocorreu através do trabalho de muitos, incluindo representantes das cooperativas, administração de Coronel Barros, Deputado Aloísio Classmann e equipe.

Segundo o prefeito Edison Osvaldo Arnt, “todo e qualquer investimento em Coronel Barros é importante, mas a Usina, nestas proporções e magnitudes, além de proporcionar mão de obra local e regional, transporte e alimentação, terá um diferencial e resultará em um excelente retorno imediato de ISS e outros tributos municipais, além de ICMS no futuro, garantindo ainda mais recursos para investimentos”, comemora o prefeito.

Pequena Central Hidrelétrica é realidade em Coronel Barros


511 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Coronel Barros - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.